Duas receitinhas deliciosas (e muito fáceis) com grão de bico.
- Nan Russo
- 4 de mai. de 2019
- 4 min de leitura

Gente, eu sou completamente apaixonada por grão-de-bico! Além de gostoso demais, ele é super proteico e muito versátil. Essa semana eu cozinhei grão-de-bico e fiz as duas receitinhas que vou passar aqui. Chega a dar vergonha de tão fáceis e vale muito a pena fazer porque ambas são deliciosas!
Para as duas receitas, o primeiro passo é deixar o grão-de-bico de molho. Eu deixo de um dia para o outro em bastante água, mas 6 horas já são suficientes. Depois, é só escorrer e cozinhar na panela de pressão, colocando água até cobrir cerca de 3 dedos acima dos grãos.
Só que para os snacks (que são esses da foto aí em cima), precisa deixar menos tempo na pressão pois queremos os grãos mais firmes e inteiros. Então eu deixei pegar pressão, contei 7 minutos, abri a panela (depois de tirar a pressão!) e retirei a quantidade que ia usar para os snacks - cerca de 1 xícara.
Tampei a panela novamente e deixei pegar pressão e cozinhar por mais 15 minutos, já que para o falafel os grão devem estar mais macios para bater no processador ou liquidificador.
Resumindo:
*Para os snacks de grão-de-bico - total de 7 a 10 minutos de pressão
*Para o falafel - total de 20 a 25 minutos na pressão
Grãos cozidos, hora de preparar as delicinhas!
SNACKS DE GRÃO-DE-BICO
1 xícara de grão-de-bico cozido
1 pitada generosa de sal
1 colher de sopa de páprika picante
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de azeite
Com os grão cozidos e escorridos, misture delicadamente (para os grãos não quebrarem) todos os ingredientes. Você pode usar outros temperos do seu gosto (cominho, pimenta, noz moscada, alho triturado, etc).
Espalhe os grãos em uma assadeira plana, de fôrma que não fiquem amontoados. Eu usei uma fôrma sem anti-aderência e deu super certo porque o azeite não deixa os grãos grudarem.
Leve ao forno pré-aquecido, na temperatura média para alta, por cerca de 20 minutos. Retire, dê uma mexida nos grãos para virarem e leve novamente ao forno por mais 30 minutos ou até ficarem crocantes.
Espere esfriar e voilá!
É isso e já tá pronto.
Aqui em casa foi sucesso até com as crianças (Yeiiiiiii!!)

A outra receita que eu fiz, foi a oitava maravilha mundial para quem não come carne: O Falafel.
Falafel é esse "bolinho" da foto, cheio de proteínas e muito saboroso, que sacia de verdade e é muito versátil, podendo até fazer o papel da proteína em um hambúrguer vegetariano por exemplo (é só modelar no formato de hambúrguer antes de fritar). Além disso ele pode ser frito ou assado, e a massa também pode ser congelada para fritar em outro momento.
Quero ressaltar que existem diversas maneiras de fazer falafel (com grão cru, cozido, mudando os temperos) e para mim não tem versão certa ou errada, mas aquela que mais se adapta a você. Esse foi o jeito que eu fiz aqui em casa e eu gostei muito.
FALAFEL
1 xícara de grão-de-bico cozido
1/2 xícara de cheiro verde picado
1/4 de cebola crua picada grosseiramente
2 dentes de alho
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa rasa de sal
3 colheres de sopa de azeite
1 colheres de sopa de suco do limão
1/2 xícara (ou mais) de farinha-de-trigo
Misture todos os ingredientes , exceto a farinha-de-trigo, no processador . Caso você não tenha processador, pode bater no liquidificador. Só que vai dar um pouco de trabalho, pois você provavelmente terá que bater por partes, já que essa massa é grossa e pode ser que seu liquidificador não dê conta de bater tudo de uma vez. Você pode bater primeiro o grão de bico e reservar. Depois bate os demais ingredientes (menos a farinha) e reserva. E daí vai misturando aos poucos no liquidificador, o grão-de-bico e os temperos batidos.
Só não deixe de fazer por não ter o processador, ok? Dá-se um jeito.
No processador, é só bater tudo até estar bem misturado.
Coloque a massa pronta em uma tigela e vá acrescentando a farinha até que a massa comece a desgrudar da colher. Deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.
Passado o descanso, unte as mão com um pouco de azeite e vá modelando os bolinhos como os da foto (ou mais redondinhos se preferir).
Frite em óleo quente até ficarem douradinhos e deixe escorrer o excesso no papel toalha.
Fica muito, muito, muito sensacional! Eu sempre queimo a boca porque não consigo esperar esfriar e já vou mordendo logo que sai da panela.
Você também pode modelar os bolinhos e colocar para assar em forma untada ou forrada com papel manteiga, por cerca de 40 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo. Dá certo também mas eu acho que fritos ficam mais crocantes por fora.
Eu fiz um molho de iogurte natural com limão espremido, mostarda, sal e tabasco (tudo no olhômetro) e combinou muito. Mas se quiser uma versão vegana, você pode fazer o seguinte molho a base de tahine:
1/2 copo de tahine
1/2 limão espremido
1/4 de xícara de hortelã picado
3 colheres de azeite
1 colher de chá de sal
2 colheres (ou mais) de água
Bata tudo, menos a água, no processador ou no liquidificador por alguns minutinhos. Continue batendo, acrescentando a água aos poucos, até ficar com consistência de molho.
Daí meus queridos, é só aproveitar e comer até cansar!
E então é isso! Duas receitinhas fáceis, deliciosas, proteicas e vegetarianas para você se esbaldar e ser feliz!
Vem comigo!
Comments