top of page
Buscar

Food Styling, Redes Socias e Marketing Gastronômico.

  • Foto do escritor: Nan Russo
    Nan Russo
  • 24 de abr. de 2019
  • 4 min de leitura

Vou começar essa postagem com uma pergunta muita simples: Quantas pessoas você conhece que usam o Instagram?


Devem ser muitas, já que de acordo com dados recentes amplamente divulgados na mídia, o IG já conta com mais de 1 bilhão de usuários ao redor mundo. Sendo mais precisa, de acordo com dados do Sebrae divulgados no site da EXAME em 08/08/2018, os números são os seguintes:


· Mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo

· O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de quantidade de usuários (ficando atrás apenas dos EUA)

· Em média, são 1,5 bilhão de curtidas ao dia

· Mais de 1.400 marcas consideradas grandes têm conta no Instagram

· O IG é 15 vezes mais interativo que o Facebook

· Em média, os usuários gastam 4 horas por mês no Instagram

· Mais de 60 milhões de fotos são postadas POR DIA


Diante dessas informações, te faço mais duas perguntas: Por que seu produto gastronômico ainda não está no Instagram? E se está, o que você tem feito para que suas postagens se destaquem sobre as demais?

A verdade é que as redes sociais são importantes ferramentas no marketing digital e mais do que isso, na escolha dos usuários com relação aos bares e restaurantes que vão visitar ou dos serviços gastronômicos que vão contratar.


Imagine o seguinte: a pessoa está saindo do trabalho, parada no trânsito ou em casa passeando pelo Instagram, e se depara com uma foto maravilhosa de comida, com alto apelo visual. Certamente essa imagem vai gerar água na boca e vontade de consumir. Assim, é bem provável que caso esse bar, restaurante ou serviço esteja próximo ou disponível, essa pessoa grave esse perfil e cogite a possibilidade de visitá-lo, se não naquele mesmo momento, em uma ocasião próxima. Afinal, é fato que cerca de 30% do que você come é definido através do apelo visual. Também é fato que uma imagem ruim pode arruinar seu negócio.


Dessa forma, é imprescindível que a imagem postada seja bem pensada, de qualidade, e que siga um padrão de acordo com a ideia que o estabelecimento ou fornecedor deseja transmitir através de seu perfil no Instagram.


E é aí que entra o Food Styling.

Food Styling pode ser definido com a arte de arrumar e montar a comida a ser fotografada, para que ela se apresente da forma mais atraente possível na imagem. É um conjunto de técnicas, cuidados, conhecimentos culinários e bom gosto na montagem do prato, e que fazem com que aquela imagem conte uma história e desperte o desejo de comer. O Food Styling destaca as cores, texturas e briho da comida, de forma harmoniosa e atrativa, sem deixar de ser realista.


Se você trabalha com gastronomia, sabe da importância de comer primeiro com os olhos e de todo cuidado que é necessário na apresentação de um prato ou alimento. Mas nem sempre é fácil conseguir fazer com que a imagem faça jus à qualidade e ao sabor de um preparo. O workshop que venho preparando sobre Food Style e Fotografia Gastronômica com Celular, vai ter uma série de dicas sobre como fazer essa mágica de tornar a comida ainda mais atraente para ser fotografada, de forma a surpreender seguidores e clientes através das postagens em redes sociais, e também vai ter uma parte prática para colocar a mão na massa e preparar um alimento com montagem de cenário, para ser fotografado na hora. Em breve vou divulgar a data e local do Workshop no perfil da Visual Gourmet no Instagram (provavelmente no mês de junho, aqui em Vitória/ES).


E para dar um gostinho de como vai ser o workshop e você já começar a incrementar suas próximas fotos de comida, vou deixar aqui algumas dicas básicas e simples que fazem a diferença na hora de fotografar pratos:


- Proteínas costumam ser os grandes destaquem em pratos salgados. Se for o caso, tenha o cuidado de deixar a proteína em lugar de destaque na foto (em primeiro plano);

- Atenção às proporções! Não deixe o prato cheio de comida e confuso. Prato cheio pode ser bom para comer mas não fica bem na foto. Separe bem cada elemento que está no prato para que seja fácil identificar cada um.

- Saladas e folhas são sensíveis. Se for fotografar um prato com salada, coloque as folhas frescas somente na hora de fazer a foto, borrife com um pouco de água para ressaltar o frescor e garanta que não estarão em contato com alimentos quentes para não murcharem.

- Carnes não devem ser muito “passadas” quando utilizadas em pratos que serão fotografados. Apenas sele e carne e, se necessário, dê umas pinceladas com azeite misturado com shoyo para realçar a cor e o brilho.

- Prepare o ambiente que vai aparecer na foto, ou seja, sua cena fotográfica. O fundo e os acessórios ao redor do prato são muito importantes. Um tecido bonito, talheres e até os alimentos in natura que foram utilizados no preparo servem, com bom gosto, para compor a imagem deixando tudo mais harmonioso.


No mais, use o bom senso e busque boas referências na internet sobre o alimento ou o prato que você quer postar. Pense no que você acredita que seus seguidores e clientes gostem de ver nas redes sociais, e potencialize as imagens que vai publicar. É aquela boa e velha história: no final, uma imagem vale mais que mil palavras!


Para terminar, deixo o link de uma matéria que foi ao ar no programa Hoje em Dia em 2017 falando sobre a importância da fotografia na Gastronomia. Nessa época eu estagiava no Estúdio Gastronômico Luna Garcia, em São Paulo, onde aprendi muitíssimo do que sei hoje. Se você prestar atenção pode me ver por um segundinho no vídeo, aos 6 minutos e 10 segundos mais precisamente, pois eu participei (com muito orgulho) da produção da fotografia que estava sendo feita para aquela matéria.



Vem comigo!

Comments


© 2018 por Nancy Russo. Orgulhosamente criado com Wix.com

Faça parte da nossa lista de assinantes e receba todas as novidades!

  • Black Instagram Icon

Conheça também nosso perfil

no Instagram!

@visualgourmetfotografia

bottom of page