4 super dicas para você melhorar (e muito) suas fotos de comida usando o celular!
- Nan Russo
- 23 de abr. de 2019
- 3 min de leitura

Depois dos últimos posts sobre como sair do modo automático da sua câmera digital, explicando os 3 elementos fundamentais da fotografia digital que são ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma, decidi facilitar a vida de quem quer fotografar comida e vou falar sobre como melhorar (muito) as fotografias que você faz com seu celular.
Sim! Você pode perfeitamente usar seu aparelho celular para fazer fotos de comida.
E pode acreditar, com algumas dicas simples, essas fotos ficarão incrivelmente boas.
Obviamente, se você estiver fazendo fotos profissionais e for vendê-las, vai precisar de equipamento profissional para isso (além de muito estudo e prática). Mas para fotografias que você só vai usar para se divertir, postar, ou até mesmo se você está cozinhando para fora e quer fotos mais legais para divulgar seu produto, é totalmente viável usar o celular.
Hoje, alguns aparelhos já vêm com câmeras bem avançadas e com recursos para melhorar o foco, a nitidez, desfocar o fundo, fazer retratos, etc. Tudo isso é super legal e tal, mas você consegue fazer fotos boas até com os aparelhos mais simples. Não precisa sair correndo para comprar um celular novo!
Meu celular é um IPhone 5C e ele atende muito bem quando vou fazer fotos de comida apenas para uso pessoal.
Para você melhorar as suas fotos, vou dar 4 dicas valiosas e de fácil aplicação!
Vem comigo:
1 – LUZ
Sem luz não há fotografia. E me arrisco a dizer que se a luz não estiver ajudando, é melhor mesmo não ter foto nenhuma do que ter uma foto ruim. A luz natural é maravilhosa e quando tiramos proveito dela, conseguimos destacar lindamente as cores e texturas de um alimento.
Procure sempre uma janela grande, onde esteja entrando bastante luz natural. Posicione o assunto da sua fotografia paralelamente a essa janela, de forma que a luz chegue a ele pela lateral ou diagonal. Você também estará ao lado da janela e de frente para a comida ao fotografar. Mais ou menos como o esquema abaixo:

2 – FOCO
Foto sem foco fica confusa. Por isso, esteja seguro de que o objeto está bem focado ao fotografar. Muitos aparelhos celulares acertam o foco se você der um toque na tela (vai aparecer um quadradinho), exatamente na parte da foto onde você quer que esteja o foco. Também é preciso se atentar à distância, pois se você estiver muito perto do assunto pode ser que a câmera do seu celular não consiga foco. Teste a distância em que o foco fica melhor.
Por outro lado, o desfoque também é importante. Quando você consegue ajustar bem o foco no assunto principal, com a distância correta, vai conseguir um fundo mais desfocado e ter um efeito bonito na fotografia, além de tirar a atenção do que não é importante na imagem.
3 – COMPOSIÇÃO DO PRATO E DA CENA
Deixar a comida bonita na hora de fotografar é muito importante. Ter simetria, equilíbrio, separar os diferentes alimentos de um prato de forma que dê para perceber do que se trata cada coisa, tudo isso aprimora a imagem e a deixa mais harmoniosa. Fazer um “mexidão” na hora de devorar a comida pode ser uma delícia mas não funciona muito bem para a fotografia.
Além do assunto principal da foto, tudo que está ao redor também deve ser pensado. Colocar objetos (um guardanapo de pano, um talher bonito, alguma bebida para acompanhar), que estejam em harmonia de cores e em equilíbrio com a comida que está sendo fotografada faz toda diferença. E mesmo se você estiver em um restaurante ou na casa de amigos, sempre é possível “ajeitar” a cena para que a fotografia fique mais agradável.
Pense a foto, ao invés de apenas sair clicando.
4 – VIVA OS APP`s!!
Finalmente, depois da foto pronta com luz, foco e composição bem feitos, ainda dá para brincar com a imagem colocando filtros, legendas, molduras, etc. com os APP`s disponíveis por aí.
Eu uso e recomendo: Snapseed | PS Express | Pic Collage | Camera+
Com excessão do PS Express, os outros 3 são gratuitos e tem muitas funções para aplicar nas fotos e deixá-las bem personalizadas. Vale conferir.
ENTÃO É ISSO!!
Eu tenho certeza que essas 4 dicas vão ajudar a melhorar muito as suas fotos de comida feitas com o celular. E para provar a diferença que essas práticas fazem no resultado final, olha só essas duas fotos de um cupcake de chocolate com nozes que eu fiz em casa (MARAVILHOSO, diga-se de passagem).
As duas fotos foram feitas na mesma hora, com o mesmo celular. Sério!! Demais né?
A única diferença é que a primeira fotografia eu fiz sem pensar a foto e só cliquei, e na segunda eu apliquei as 3 primeiras dicas que passei para vocês.
Viu só? Funciona!

Bom, e como nem tudo é só diversão, no próximo post eu volto a falar de como sair do automático na sua câmera DSLR, mostrando como combinar ISO, abertura e velocidade para conseguir a exposição desejada na sua fotografia.
Vem comigo!
Comments